alter-alteridade

Os tempos são difíceis e as disputas intensas. Sempre clamamos por alteridade, mas, na maioria das vezes essa ideia é romantizada numa concepção moral de diálogo cordial. Alteridade é a presença da diferença, contraste, distinção. Aquilo que rompe com meu ‘mesmo’ e me coloca diante do que é ‘outro’. É arrombamento do estrangeiro nas paredes da minha identidade. Como ser hospitaleiro e não ver o outro como ameaça? Como permitir a liberdade daquilo que não é continuidade do meu mundo? Imaginando o pensamento como território, a alteridade me desterritorializa e me reterritorializa em outro lugar. Me arranca as raízes com terra e tudo e me joga no mar. Me deixa boiar até uma terra nova. E se tratando de democracia, essa palavra tem mais a ver com a permissão do conflito, do dissenso, do que com o conforto de fazer das muitas faces espelhos; do que abafar tudo sob uma bandeira. Nunca foi sinônimo de tolerância e permissão da opressão, mas, pelo contrário, dar a pensar a afirmação da presença do que é proibido de estar presente.

O atrito dos encontros faz ferver os afetos. Desde o amor ao ódio. E todos temos paixões e somos movidos por elas. Porém, o que floresce desde o semear da palavra sem volta? Na pluralidade das lutas, não há dor que dói menos e é difícil senti-las todas, lembrá-las todas. Não sei quantas dores podem ocupar o mesmo lugar. Mas quanto mais braços, mais leve o fardo. Melhor o zunir do enxame, que a cor opaca da colmeia. Melhor a mata cheia que a solidão do preto e branco do pardal. Quando o que motiva a palavra é a repressão, melhor o encontro dos lábios. “A melhor tradução é o beijo”. No vuco-vuco é melhor entrar no bolo e achar uma rodinha pra dançar que subir pra laje e ficar jogando pedras.

É mais produtivo buscar pontos comum e menos rixas. Se constituir mais pela afirmação do que se acredita do que pela negação do que não se acredita. Colaborar mais no que for possível e criticar menos (o que não quer dizer não criticar). Ninguém está além, tampouco isento.

Deixe um comentário

